sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Jovens do Fórum Inaciano escrevem carta aos Jesuítas


  Amigos jesuítas,

Com alegria, nesse ultimo dia do Fórum Inaciano de Jovens 2010, escrevemos essa carta na intenção de traduzir as experiências, sentimentos, desafios e desejos deixados por este Encontro.
Somos jovens das diversas Obras da Companhia de Jesus, vindos de Tocantins, Goiás, Brasília, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, com diversas caras e cores, unidos pelo carisma inaciano.
Desejamos, em primeiro lugar, agradecer o empenho da Companhia de Jesus em organizar sua ação junto dos/as jovens e a abertura de padres e irmãos jesuítas em estar inseridos juntos dos/as jovens. Nesses dias, vivemos um tempo cheio de belezas, marcado pelo convívio de jovens e jesuítas numa relação de horizontalidade, acolhida, alegria e troca de saberes.
Reafirmamos o Fórum Inaciano de Jovens como lugar de perceber a diversidade de ações em que jesuítas e jovens estão envolvidos, que se revela no mosaico de culturas que estiveram visíveis nesses dias de Encontro. Esse encontro das diversas realidades juvenis e apostólicas possibilita pensar novas formas de aproximação e valorização do diferente, como valor fundamental da missão junto dos/as jovens.
A partir dessa experiência, apresentamos e reafirmamos alguns desejos, compromissos e proposições, abaixo destacados:
Garantir o trabalho em redes, a partir dos Regionais e da ação dos/as próprios/as jovens, fortalecendo uma cultura de rede, orientada pela autonomia, insubordinação e horizontalidade, através de seus processos educativos e de participação.
Estimular maior integração, conhecimento e proximidade entre as Obras, garantindo, inclusive, que as Obras possam socializar experiências de projetos de formação, acompanhamento e participação juvenil.
Continuar priorizando o trabalho com a juventude, em seus espaços e grupos: fortalecendo a Área Juventude e Vocações, na Província, a partir de cada uma das Obras, estimulando maior participação dos/as jovens, acompanhando os/as jovens e grupos juvenis organizados nas comunidades eclesiais e movimentos sociais, assumindo com profetismo as campanhas e ações em defesa da vida e direitos da juventude.
Valorizar a ação de jovens educadores dos/as próprios jovens nas Obras da Província, estabelecendo uma relação de credibilidade e confiança, que garanta uma ação autônoma da juventude a serviço dos/as próprios/as jovens e da sociedade, a partir do carisma inaciano.
Possibilitar a destinação de Jesuítas e educadores/as que tenham abertura para o trabalho com jovens para participar dos espaços de formação em juventude, valorizando, sobretudo, as experiências exitosas da própria Província, como a Especialização em Juventude Contemporânea, oferecida pela Casa da Juventude de Goiânia e Anchietanum, em parceria com outros Centros e Institutos de Juventude no Brasil.
Garantir a liberação de jesuítas e leigos/as, com interesse no trabalho com jovens, para o acompanhamento do trabalho de juventude nas Obras.
Em vista disto, nós, jovens participantes do Fórum Inaciano 2010, nos comprometemos e nos empenhamos em ser servidores/as na missão de Cristo, junto dos padres e irmãos jesuítas e colaboradores/as da Companhia de Jesus. Queremos exercer nosso poder, isto é, nossa potência para realizar coletivamente o serviço à juventude, na Igreja e na sociedade, cultivando nossos sonhos e utopias.
 
No amor e no serviço,
Jovens participantes do FIJ 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário